Fundamental Manutenção Sustentável
Tel: +55 31 2510-0070

Notícias

Home / Notícias / Artigos

Elaboração do Programa de Análise de Fluidos

No nosso post anterior descrevemos resumidamente quatro etapas que devem ser consideradas para um bom planejamento do laboratório de análise de fluidos. Neste post daremos algumas informações preciosas sobre o primeiro passo, que é a elaboração do programa de análise. Trata-se de algumas diretrizes que devem ser levadas em consideração para que o projeto tenha sucesso.

A elaboração do programa de análise de óleo é a primeira etapa do planejamento. Ele deve levar em consideração os equipamentos e a seleção dos testes a que serão realizados, baseados na criticidade e no histórico de falhas.

A escolha dos equipamentos que farão parte do programa começa pela criticidade. Entende-se por crítico aquele equipamento que é fundamental para a execução do processo operacional e, se ele apresentar falha, parar de funcionar ou não funcionar corretamente, causará prejuízos imediatos a companhia. Como exemplo, podemos citar o sistema hidráulico de uma colhedora de cana ou o motor de um gerador de energia. O histórico de falhas também deve ser utilizado na seleção dos equipamentos. Aqueles equipamentos que historicamente vem apresentando falhas, devem fazer parte do programa a fim de obter informações que levem a causa raiz e, consequentemente, minimizar as paradas para manutenção ou manutenções corretivas.

A seleção dos testes deve ser feita de maneira cuidadosa, pois o conjunto de testes deve lhe fornecer as informações necessárias para fazer um bom diagnóstico. Por exemplo, em alguns sistemas hidráulicos a presença de água é danosa para o sistema e o fabricante especifica que o limite máximo de água tolerada é de 200ppm. Esta informação do fabricante vai ajudar na escolha do teste a ser executado para quantificar a água. Alguns fabricantes de equipamentos fornecem uma lista de testes e métodos para avaliação da condição do óleo no sistema, inclusive os limites tolerados.


Nossa próxima publicação dará continuidade ao assunto, abordando a coleta de amostras para teste.