Fundamental Manutenção Sustentável
Tel: +55 31 2510-0070

Notícias

Home / Notícias / Mineração

MUSEU DAS MINAS E DO METAL OFERECE NOVAS ATRAÇÕES CULTURAIS

MUSEU DAS MINAS E DO METAL OFERECE NOVAS ATRAÇÕES CULTURAIS

Entre os destaques da agenda, bate-papo com os grupos Giramundo e Quarteirão do Soul e lançamento de filme sobre o artista plástico Cildo Meireles.

O Museu das Minas e do Metal, que integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade, dá início à sua programação cultural de 2014, com atrações gratuitas nas noites de quinta-feira e novas propostas de interação entre artistas e público. Com 18 salas e 44 atrações, o MMM abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia, usando recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas.

O espaço também marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. O MMM ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado de Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Instituto Estadual do Petrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG). O Museu das Minas e do Metal tem o certificado de excelência do TripAdvisor e foi a primeira instituição museológica do Brasil a receber a certificação do Instituto Herity em gestão da qualidade do patrimônio cultural.

Entre as atrações oferecidos pelo espaço nesta ano está o programa “gentedaqui”. Com foco em grupos culturais e artistas que mantêm estreita relação com a cultura de Belo Horizonte, a iniciativa promove no auditório do MMM um bate-papo informal com o público, seguido de uma apresentação. A estreia da ação será no dia 27 de fevereiro com os dançarinos do Quarteirão do Soul, grupo que congrega adeptos de várias regiões da cidade e mantém viva nas ruas do Centro a sonoridade da Soul Music e os tradicionais bailes Black da década de 1970. No dia 27 de março é a vez do Giramundo, grupo de teatro de bonecos que há mais de 40 anos vem encantando crianças e adultos em suas apresentações pelo Brasil e pelo mundo.

Fonte: Instituto Brasileiro de Mineração